sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Literatura Não É Documento/Ana Cristina César * Antonio Cabral Filho - RJ

LITERATURA
Não É Documento
Autor:
Ana Cristina César
Edição
MEC/FUNARTE 1980
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Literatura Não É  Documento
é um roteiro; melhor: é um conjunto de roteiros. Por que deste livro é possível tirar-se quantos roteiros se quiser. É que Ana Cristina César constrói nele uma fonte de pesquisa para os roteiristas, sobretudo, para cinema. Mas com um pouco de flexibilidade, o estudioso/estudante de roteiros vai conseguir seguir o rumo que bem escolher. 

Gostaria de convidar os interessados a 
refletirem nas palavras da autora:
"Esta pesquisa na verdade começou onde hoje termina: no fichário de filmes documentários sobre autores ou obras literárias produzidas no Brasil e atualmente em circulação. O primeiro movimento da  pesquisa foi assim o de ir ao cinema; espiar esses filminhos; e catalogá-los, anotá-los, pensá-los. Esse movimento, porém,  constitui a base "empírica" e não o objeto da pesquisa. Esse "objeto" não são prioritariamente os filmes  a que andei assistindo mas sim os conceitos  ou representações  do literário que esses filmes, explícita ou implicitamente, acabam utilizando. Que definição de literatura, que visão do autor literário são postas em circulação por esses filmes?  Esta seria a minha pergunta, que de alguma forma pode ser articulada com determinados "projetos politico - culturais": o surto de cultura patrocinado pelo Estado Novo, o projeto cultural militante de esquerda que se intensificou  nos anos 60 e o novo surto de cultura patrocinada que parece pegar no Governo Geisel."

Bom, a partir desse preâmbulo, ela vai explicar a estrutura dos seus roteiros e como elaborou sua concepção. Mas é incrível como os depoimentos sobre os filmes usados por ela como fonte de pesquisa ajudaram-na em sua tarefa. Afinal, Márcio Souza, João Carlos Horta, Heloisa Buarque de Holanda, Sérgio Santeiro e Ana Carolina dão inspiração até pra quem não é do ramo, pois até o "bisonho" aqui foi produzir roteiro para esquetes e peças teatrais, usando os seus exemplos.
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