quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Antonio G. Iturbe / A Bibliotecária de Auschwitz * Antonio Cabral Filho - Rj

Antonio G. Iturbe - A Bibliotecária de Auschwitz
*
Não vou falar sobre o livro, até porque a mídia interesseira já o faz melhor do que eu, mas meu foco é esse tipo de estória, que há décadas vem sendo realçado de tempos em tempos, buscando fazer dos judeus uma fonte de renda, inclusive para eles próprios, que como diz o folclore sionista: vendem até a mãe, só não entregam. Não sei quantos livros já existem só sobre Anne Frank, mas usando o mesmo estratagema de arrumar vítimas do nazismo para ganhar dinheiro, já virou top de tema literário. Não sei se seria o caso de os escritores tomarem cuidado com temas repetitivos, ou os editores pararem com as manias de apostarem em temas dramáticos, mas uma coisa me diz que estou certo: a exploração da caridade alheia para sustentar barrigudos às custas da vitimização dos judeus. Não sei se foi o próprio Antonio G. Iturbe quem disse que "ser vítima não lhe torna uma pessoa melhor", sei é que os judeus sabem quem são e sabem muito bem qual a crítica que melhor lhes cabe... 
*
Gostaria de traçar aqui o perfil do escritor espanhol Antonio G.Iturbe, mas o clandestinismo de certas seitas o encobre atrás do discurso mouco, tipo "Nasceu em Saragoça, em 1967, e há mais de duas décadas se dedica ao jornalismo cultural. Foi coordenador do caderno de televisão do El Periódico e redator da revista Qué Leer, da qual é diretor.
"
Nasceu em Saragoça é conversa pra boi dormir, pois desde 1900 e antigamente estão falando isso; mas qual a sua cultura, a sua religião, a sua etnia, e sua família? Dizer que ele estudou isso e se formou naquilo etc e tal, continua conversa pra boi dormir, ou seja, vamos ficar vinte anos dizendo que ele se dedica a isto e aqui há mais de vinte anos... Conversa! O cara tem é culpa no cartório, senão diria ate em qual janela ele jogou pedra quando criança, ou seja, seria transparente.
*
Mas Antonio G. Iturbe
http://www.culturamas.es/blog/2012/10/30/entrevista-a-antonio-g-iturbe-por-la-bibliotecaria-de-auschwitz/ 
&
http://www.livrosepessoas.com/2014/09/23/resenha-55-a-bibliotecaria-de-auschwitz/ 
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário